segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Os amigos que encontramos nos personagens.



É engraçado o que acontece quando lemos, as vezes, sem querem, encontramos nos livros pessoas que aparentemente já as conhecemos. O certo é que sempre descobrimos um amigo, um familiar ou um conhecido... Sempre há com quem comparar. Mas porque será que acontece isso? Eu descobri meio sem querer, um motivo... São mesmo as palavras, as descrições, por mínimas que sejam. Elas se juntam com o que conhecemos sobre determinada pessoa e acabamos por encontrar novos amigos. O FATO é que sempre há pessoas que nos marcam, mesmo que não cheguemos a conhecê-las pessoalmente, como se fossem uns personagens da vida real, com as características especiais que nos apossamos através de palavras, exatamente da mesma maneira de quando lemos uma história sobre uma criatura, com a imagem que nos vem a mente, não importando em como essa pessoa seja.
Acabamos então por se tornar um escritor, quer sejamos um, ou não. No entanto, todos esses acontecimenos se juntam em um só sentimento, que as vezes é tomado como um dom... que é a amizade. Nos tornamos tão amigos dos personagens quanto conseguimos ser das pessoas, e as pessoas acabam se tornando personagens reais em nossa vida, e findamos comparando-as com os que existem nos livros... Isso acontece principalmente quando somos metidos a escritores, porque temos mais facilidade de comparar os amigos com os personagens, assim esses amigos acabam se tornando personagens de nossas histórias, das que escrevemos, mas não esquecendo nunca que também fazem parte da história que vivemos...Uma homenagem a todos os integrantes do CJE..
Por Thyago Mota...
tirado do próprio blog em 22/08.2009
http://thyagoomotaa.blospot.com/

Um comentário:

Lilo disse...

Belo texto Thyago! Vez ou outra eu tenho essa impressão... De ler sobre uma personagem que parece com alguém conhecido... Ler é tudo de bom msm! rsrsrs
Bjos e sucesso
Lilo
Redenção

Postar um comentário